Emancipado em 20 de março de 1992, Arambaré completa no próximo sábado, 29 anos de independência política e para comemorar o aniversário a administração municipal preparou uma programação diferente, em tempos de pandemia e cuidados necessários com a saúde.

Os organizadores irão usar as redes sociais da internet para interagir com o público e durante a semana, a partir de quarta-feira (17/03), serão publicados vídeos nas páginas e perfis oficiais da prefeitura com mensagens e homenagens diversas.

A estreia terá a participação de integrantes da Associação de Pesquisas Históricas de Arambaré (Assophia) que estarão contando um pouco da história do município, desde antes de sua criação.

A quinta-feira (18/03) será dedicada a espiritualidade quando representantes de entidades religiosas do município estarão utilizando o espaço para transmitir mensagens motivacionais, de reflexão, fé e esperança aos moradores e a todos que assistirem.

O que deve marcar a sexta-feira (19/03) é o lançamento do projeto Musicanto & Arte, que tem como principal objetivo a inclusão social de crianças adolescente e jovens através da música, canto, dança e arte. O vídeo exibirá apresentações dos instrutores e demonstração de solos de músicas em diversos instrumentos.

A programação da sexta conta ainda com o lançamento de um projeto de pesquisa que retratará os 30 anos do Município em 2022.

No dia do aniversário, sábado (20/03) os vídeos serão recheados de apresentações artísticas de diversos músicos da região, com destaque especial para a música ‘Arambaré – Terra das Figueira’.

Para a secretária municipal de Turismo e Cultura, Andréia Marth, a programação visa valorizar a cultura local a partir do resgate e divulgação da história, além de incentivar as iniciativas culturais de modo que Arambaré tenha uma identidade reconhecida e fortalecida por suas manifestações.

“Diante de toda essa incerteza e tendo que obedecer aos protocolos da saúde, não estamos autorizados a promover eventos presenciais. Mas como estamos na semana de aniversário do nosso Município, não podíamos deixar passar em branco, por isso estamos fazendo uma homenagem online. Ficamos bastante contente uma vez que fizemos convites aos músicos da nossa região que prontamente aceitaram nossa proposta em gravar aqui no palco do Centro Cultural Inúbia. Estamos já há duas semana trabalhando nas gravações e respeitando os protocolos de segurança. Espero que todos curtam estas homenagens que estamos produzindo com muito carinho”, detalhou Andréia.

A construção da programação conta com o apoio da secretaria municipal de Planejamento Estratégico sob o comando do secretário Adejanir Vasconcelos que destacou a importância de….

“Estamos vivendo dias difíceis, mas não podíamos deixar passar em branco esta data. Esperamos que no próximo ano tudo esteja voltado a normalidade e possamos comemorar os 30 anos de Arambaré de forma diferente. Que Deus nos abençoe e parabéns a todos os munícipes”, desejou o secretário.

A programação poderá ser acessada nas páginas Turismo e Cultura de Arambaré/RS e Prefeitura de Arambaré. As atividades comemorativas têm o patrocínio exclusivo da Servi – Polo Uniasselvi, de Camaquã.