A Assembleia Legislativa instalou na manhã desta terça-feira (13) a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul. A Frente foi proposta pelo deputado Marcus Vinicius (PP), que é natural da região. A cerimônia de instalação foi em formato híbrido (presencial e virtual) e ocorreu no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha.

Em seu pronunciamento, o deputado lembrou que historicamente o Rio Grande do Sul é visto como uma dualidade de realidades, com uma região norte desenvolvida e uma região sul empobrecida. “Nossa Metade Sul merece e precisa de atenção especial”, apontou, registrando a necessidade de políticas de desenvolvimento claras para a região. Ele enumerou características como a fertilidade das terras, a proximidade com Argentina e Uruguai, o potencial energético da região carbonífera, os recursos logísticos do Porto de Rio Grande e da região da Costa Doce, com a localização do maior espelho de água doce da América Latina. “A diferença de desenvolvimento se deve em grande parte ao grau de prioridade política. Nos últimos 100 anos demos mais prioridade para a indústria e diversificação de culturas na Metade Norte. Não se quer aqui criar um conflito entre regiões, mas sim unificar o crescimento do estado. Unir e não dividir”, exortou.

Marcus Vinicius complementou que a Frente vai também prestigiar as ações iniciadas com a Comissão Especial da Metade Sul, presidida em 1998 pelo deputado Frederico Antunes (PP). “Conquistas como as Zonas Livres de Comércio nas cidades de fronteira e o incremento da aviação regional terão continuidade”, assegurou.

Representando o governador Eduardo Leite, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, lembrou que ele próprio e o governador são nativos da Metade Sul do RS, e colocou à disposição da Frente os dados técnicos e estatísticos que o governo possa oferecer como suporte aos trabalhos.

Já o deputado Airton Lima (PL), que representou a Mesa Diretora e fez a instalação da Frente, comemorou a iniciativa e ressaltou o enorme potencial produtivo da região, que deve ser fomentado por ações do governo e da iniciativa privada. Também se manifestaram em apoio à instalação o presidente da Associação dos Municípios da Região Sul e prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, e o vice-prefeito de Barra do Ribeiro, Vitor Mottin.

Presentes à cerimônia ainda o deputado Frederico Antunes (PP) e o prefeito de Cerrito, Douglas Silveira.

Fonte: Agência de Notícias AL-RS