16.6 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024

ATENÇÃO CAÇADORES! Rio Grande do Sul libera caça de cervo axis no estado

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul acaba de liberar a caça do cervo axis. A informação foi divulgada oficialmente no Díario Oficial, através da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA). A portaria é a 109/2022, publicada na última terça-feira (14).

De acordo com a SEMA, o abate do “cervo axis axis”, animal exótico, natural da Índia, está permitido. Entretanto, o manejo/caça do cervo axis só pode ser realizado mediante cadastro na Divisão de Unidades de Conservação – DUC, do estado do RS. 

Se ele for encontrado em propriedades rurais particulares, deverá também ter a autorização do dono para ser manejado. O processo será semelhante ao manejo do javali.

Grupo de caçadores não gostaram da medida

Alguns caçadores, principalmente de javali ou javaporco, não gostaram da medida. De acordo com um deles, o animal não representa ameaça eminente e existe só “meia dúzia” de animais no Rio Grande do Sul. Para ele, essa media seria algo para reforçar argumentos de ambientalistas para proibir a caça do javali, que traz um dano real e avassalador para agricultores e próprietários rurais no estado.

Confira

“É um absurdo”, relata o caçador

Cervo axis, nativo da índia, é registrado em Içara
Cervo Axis – Divulgação

O chital (nome científico: Axis axis) é um cervídeo nativo das florestas da Índia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh, Butão, e em menor número, Paquistão. Foi introduzido em partes da Austrália e Estados Unidos. É conhecido por vários nomes na Índia, entre eles: chital horin em Bengali, thith muwa em Sinhalese, jinke em canaresa, pulli maan em Tâmil e malaiala, duppi em Telugo, phutuki horin em Assamese, haran/harin em marata, e hiran em hindi/Urdu (os dois últimos derivados de harini, cognato sânscrito para veado). É o cervídeo mais comum nas florestas indianas

PUBLICIDADE

RELACIONADAS