Com uma recepção calorosa por parte de diversos políticos gaúchos e de parte da população que o apoia, o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro desembarcou na manhã desta quinta-feira, 10 de dezembro, em Porto Alegre para cumprir agenda no estado, em inaugurações de importantes obras de infraestrutura rodoviária, sobretudo para a metade Sul.

Na primeira cerimônia o presidente participou da inauguração do eixo principal da ponte do Guaíba, na capital gaúcha. O trecho deve desafogar o trânsito na saída de Porto Alegre com a previsão de que vai receber o fluxo de cerca de 50 mil veículos diariamente.

A nova estrutura de concreto armado vem pra resolver um antigo problema enfrentado pelos motoristas na antiga ponte Getúlio Vargas, inaugurada em 1957, que é bastante conhecida pelo içamento de seu vão móvel para a passagem de embarcações, quando o trânsito para e congestiona no local. A nova ponte possui um vão livre de 40 metro do nível da água que permite a passagem de grandes navios sem transtornos.

O trecho inaugurado chega a quase três quilômetros e está 90% de suas obras concluídas, tendo sua entrega para uso antecipada. Três alças de acesso estão prontas e outras quatro deverão ser entregues na sequência. A obra está orçada em R$ 820 milhões.

No segundo momento Bolsonaro participou da liberação de mais 27 quilômetros da duplicação da BR-116, no km 330, em Barra do Ribeiro. Com esta entrega já são 211,2 km de pistas novas, que corresponde a 57% do total da obra de duplicação do trecho de Guaíba a Pelotas.