Algumas raças de cachorro surgiram para ajudar nós, humanos, para realizar tarefas que não conseguíamos. Hoje, essas características ainda prevalecem, mas têm objetivos muito mais divertidos e ativos! Por isso, separamos uma lista com quatro raças de cachorros de corrida para você correr contra o vento.
A maioria dos cachorros de corrida foram inicialmente cruzados para se tornarem grandes caçadores. Existem vários motivos para eles serem tão rápidos, desde uma força maior nas pernas até a própria aerodinâmica de seus corpinhos. Conheça a seguir alguns deles e suas principais características.
Greyhound
Se estamos falando de corrida, estamos falando do Greyhound! Considerada a raça de cão mais rápida que existe, esses cachorros conseguem chegar a cerca de 72 km/h em uma arrancada. Sua média de altura fica nos 72 cm e eles podem chegar aos 33 kg.
Também chamado de cachorro Galgo inglês, apesar do nome, sua origem é incerta. Há teorias que apontam que esses peludos surgiram há milênios, no Egito. No entanto, sabe-se que esses corredores se estabeleceram no Reino Unido, e desde então vêm conquistando o mundo inteiro.
Apesar de ser um cachorro aerodinâmico e ativo, esse pet é muito dócil e fácil de lidar. É muito comum que Greyhounds aposentados das corridas sejam colocados para adoção, portanto, se quiser um companheiro para todas as horas, como ele, considere adotar!
Saluki
Além de ser um cãozinho rápido, o Saluki também carrega consigo o possível posto de raça de cachorro mais antiga do mundo. Originária do Oriente Médio, do Egito e da Ásia, seu corpinho aerodinâmico conquistou nomes de peso durante a história, como Alexandre, o Grande.
Com cerca de 68 cm de altura e 25 kg de peso corporal, esses pets são muito resistentes e, claro, velozes. Gostam muito de se exercitar e são extremamente ativos. Por isso, é importante que os tutores dêem atenção para esse lado atleta e levem os Salukis para passeios constantemente.
Além disso, os tutores precisam ter cuidado com algumas predisposições que essa raça de cachorro de corrida pode apresentar. Uma delas é a torção gástrica, quando o bichinho se alimenta e vai fazer atividades físicas pesadas logo em seguida.
Husky Siberiano
Para provar que não só de aerodinâmica vive um corredor, o Husky Siberiano também faz parte dessa lista de cachorros de corrida. Apesar de hoje em dia não serem conhecidos por essa característica em específico, Huskies são ótimos corredores, especialmente em temperaturas frias.
Esses divertidos cãezinhos podem chegar até 60 cm de altura e pesar 28 kg. Como o nome sugere, são originários da Sibéria, para ajudar os humanos locais com transporte em trenós. Por isso, são cães naturalmente ativos, e as corridas de trenó se tornaram sua especialidade.
Apesar de seus olhos claros penetrantes e aparência fechada, Huskies são pets dóceis e muito brincalhões. Um fato curioso é sua vocalidade — se você quer ter um amigo como ele, se prepare para muitas cantorias nos momentos mais inesperados!
Whippet
Outro cãozinho com origem de caçador, o Whippet surgiu do cruzamento entre Greyhounds e Terriers. Com média de 47 cm de altura e pesando cerca de 11 kg, esse pequeno atleta pode chegar à marca de 60 km/h!
Apesar de serem ativos, Whippets não costumam dar muito trabalho. Ideais para a convivência em apartamento, não latem muito e são companheiros para todas as horas. No entanto, é importante que o tutor incentive exercícios físicos constantes, pois isso faz parte da natureza desses bichinhos.