15.5 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, maio 3, 2024

Calçadão do município de Camaquã levará o nome do ex vereador Bento Mozart da Silva

O Calçadão da Olavo Moraes, que se estenderá da frente da Prefeitura Municipal de Camaquã até a esquina democrática, levará o nome Bento Mozart da Silva.

No final de outubro, o projeto que libera verba para a construção do Calçadão foi aprovado por unanimidade .

Em sessão realizada na Câmara de Vereadores de Camaquã na noite desta segunda-feira (27/12/22), dentre as muitas pautas debatidas, destaque para a homenagem ao ex-vereador Bento Mozart da Silva, no qual seu nome será dado a uma obra no centro da cidade.

O Projeto de Lei Legislativo nº 26 de 2021 tem autoria do vereador Professor Claiton Silva.

Mesmo o homenageado sendo de partido diferente (PFL), o Ver. Prof. Claiton Silva (PDT) homenageou o ex-vereador e Presidente da Câmara (em memória) Dr. Bento Mozart da Silva falecido em 2017.

“Trata-se de uma justa e merecida homenagem à memória de um cidadão camaquense, bem como aos seus familiares. Cabe ressaltar que o Vereador e Advogado Dr. Bento Mozart da Silva, foi um homem do bem, de conduta exemplar, um cidadão de ilibada conduta. No Poder Legislativo sempre defendeu o bom debate, o debate no campo das ideias (lição que aprendi com ele ainda em vida); Bento não só falava, mas aplicava na sua vida esta lição, como muitos devem lembrar dos calorosos debates que travou com o Ver. Marco Longaray no Programa Ligação Direta da Rádio Camaquense, e após, muitas vezes, subiam no mesmo carro até a Casa Legislativa, demonstrando na prática, que o Debate era apenas no Campo da Ideias.” Afirmou o proponente Ver. Prof. Claiton Silva.

 

Breve Biografia (por Viviane Behrenz Einsfeld)

Bento Mozart da Silva

Bento Mozart da Silva, nasceu na localidade rural de Santa Auta, 5º Distrito do Município de Camaquã/RS, sendo filho de humildes e aguerridos trabalhadores

rurais, Cecondino Eloy da Silva e Maria Mercedes da Silva e teve nove irmãos: Ilda, Manuel Claudio, Cantilio, Maria Vilda, Osvaldo, Margarida, Nilsa, Vitalino, Vilmar.

Trabalhou na agricultura até os seus dezoito anos, quando foi para Porto Alegre servir o Exército e em busca de novas oportunidades.

Ainda jovem prestou e passou no concurso da Policia Civil, onde exerceu o cargo de inspetor de polícia por mais de vinte anos, aposentando-se como policial civil.

Incansável, cursou a faculdade de Direito pela Fundação Átila Taborda de Bagé/RS, formando-se em julho de 1983 e ingressando nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil em novembro de 1987. Exerceu ainda história política admirável junto ao município de Camaquã, sendo eleito pela comunidade camaquense como vereador por 24 anos, em seis mandatos, pelo então PFL – Partido da Frente Liberal – atual Democratas – e tendo inclusive, presidido o Poder Legislativo local no ano de 2002.

Foi também comentarista por muitos anos da Rádio Camaquense, todas as sextas-feiras no renomado programa Ligação Direta.

Era casado com Wanda Maria Behrenz da Silva, com quem teve duas filhas: Viviane e Liziane. Também era pai de Jucilene, Luciane e Simone, filhas da sua primeira relação conjugal. Era avô de Gabriele, Jean, Julia, Sophia, Diogo e Helena. Retornou ao plano espiritual para a companhia de Deus, em 05/06/2017, deixando lições valorosas de vida, honra e caráter. Foi velado no Salão Nobre da Prefeitura e sepultado no Cemitério Bom Pastor, em Camaquã.

“Tive a honra de submeter para apreciação, o Projeto de Lei Legislativo, dispondo sobre a denominação do Calçadão ainda em fase de construção ao longo da Avenida Olavo de Moraes, entre o trecho da rua Júlio de Castilhos e Av. Presidente Vargas, dando o nome de meu tio avô Ver. Bento Mozart da Silva, que trilhou uma vida pública longa e honrada.” Conclui o Ver. Professor Claiton Silva.

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS