Camaquã confirma mais 6 casos e sobe para 49 o total de contaminados

A maioria dos casos tem se disseminado através de festas particulares realizadas em residências ou em até propriedades rurais

Em live transmitida na tarde desta quinta-feira (25/06),  com o secretário da Saúde Fabiano Martins e o Coordenador do Centro de Vigilância e Saúde Luciano Pereira Dias confirmaram o número de 49 casos positivo para o Covid-19 no município.

O aumento de casos é preocupante, contudo Fabiano explicou que poderia ser muito pior quando comparado com outros municípios, como exemplo citou, São Gabriel com 190 casos confirmado, Venâncio Aires com 250 casos, sublinhou que são municípios com população semelhante com a de Camaquã.

“Camaquã esta com um índice ainda baixo apesar de estar em crescimento nas últimas semanas, saliento para população que os casos tem crescido, nós conseguimos lá no início retardar o crescimento da curva de casos de contágios, mas agora com a  disseminação do vírus os casos tem aumentado” explicou Fabiano.

Já foram coletados material para exames de 142 pacientes destes apenas 13 é aguardado resultado, e monitorados 51 pacientes.

Dos seis pacientes anunciados nesta quinta-feira, um apresentou sintomas leves, um homem de 64 anos, fez teste em laboratório particular e deu positivo. Três pacientes são considerados curados que foram considerados  assintomáticos (não desenvolveram sintomas), uma mulher de 29 anos, uma criança de 2 anos e uma mulher de 41 anos. Um paciente de 71 anos que foi hospitalizado no Hospital Nossa Senhora Aparecida, e uma paciente de 39 anos que tem sintomas moderados.

A pedido da promotora foi realizada na tarde desta quinta-feira uma reunião para que se possa montar estratégias em função desta expansão do Covid 19.

Luciano explicou que o município deverá tomar algumas medidas e que estas não são única e exclusivamente do executivo, e sim medidas do protocolo estadual.

“Nesse protocolo de bandeira estadual, tem várias restrições que nos enquadramos e somos fiscalizados a cumprir de maneira integral ou restringir cada vez mais o que esta desenhado em nossa bandeira, que infelizmente hoje é o vermelho, a gente sabe e tem o entendimento que ninguém gostaria que nenhum comércio tivesse fechado, e também temos que dar uma resposta para o comércio que o mais rápido possível ele consiga tomar suas atividades, e a nossa resposta é fiscalizar todas as outras coisas que estão abertas e principalmente fiscalizando as pessoas”

Fiscalização com a população deverá ser intensificada nesta sexta-feira

Luciano explico que a partir desta sexta-feira será realizado uma fiscalização presencial nas ruas da cidade, sendo uma fiscalização tanto do executivo quanto do Ministério Público, Policia Civil e Brigada Militar de maneira a intensificar mais a fiscalização de quem anda pelas ruas da cidade, mas principalmente em áreas de lazer como praças e campos de futebol.

O pedido é que após as 22h não circule pelas ruas da cidade a não ser que estejam indo ou voltando de seu trabalho, pois certamente serão fiscalizados.

Num primeiro a fiscalização deverá ser com intuito de orientar, já em um segundo momento ela terá punição pelos órgão competentes que tem esta atribuição de punir, também haverá uma fiscalização rigorosa na Faixa Sem lei, tudo com o objetivo de conter a contaminação do Covid-19.

Maioria dos casos tem se disseminado por festas particulares

“A maioria dos casos tem se disseminado por festas particulares que tem sido feitas em residências ou em até propriedades rurais que muitas vezes não temos a autonomia de interditar, a gente recebeu denuncias de muitas festas particulares, contudo não tínhamos o direito de entrar na propriedade. Agora com o Ministério Público, a Policia Civil e com a Brigada Militar se recebermos denuncias de festas particulares com aglomerações de pessoas a Policia Civil tem sim como interditar e as pessoas poderão responder processo” explicou Luciano.

Luciano ainda destacou que o maior penalizado com tudo isso é o comércio local, pedindo ajuda de toda população para que siga as orientações e assim o mais breve possível o comércio voltar as atividades.

 

Baixo vídeo transmitido na tarde desta quinta-feira (25/06)

Geplaatst door Prefeitura de Camaquã op Donderdag 25 juni 2020

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: