14.3 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, dezembro 4, 2024

CODETER Centro Sul promove encontro para revalidação

Na última quarta-feira, dia 27 de novembro, lideranças e representantes do setor público reuniram-se no município de Camaquã, em articulação pela Revalidação do Território Centro-Sul/RS. Na ocasião foram apresentadas algumas ações desenvolvidas no estado do Rio Grande do Sul através da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA/RS), assim como, proposto um diálogo sobre as demandas comunitárias do território.

Através de projetos em parceria com a Universidade Federal de Pelotas-UFPEL, e o Instituto Federal Farroupilha – IFFar, tem sido garantida a atuação de Agentes Territoriais de Agroecologia em nove territórios do estado, assim como, a ampliação e a qualificação de equipes que atuam nas análises de projetos de crédito fundiário, dando mais agilidade aos processos. Nesse contexto, o Território Centro-Sul, que envolve cerca de 20 municípios entre a região da Costa Doce e a região Carbonífera, vem contando com a atuação de uma Agente Territorial de Agroecologia desde setembro deste ano, e com isso, organizações sociais e representantes do setor público tem se rearticulado para a retomada de ações relacionadas à política de desenvolvimento territorial sustentável na região.

Durante o encontro, as representações municipais presentes já pontuaram algumas demandas que devem ser debatidas no CODETER Centro Sul, com destaque para as condições de precariedade das estradas rurais e serviços de assistência técnica, as dificuldades com o reconhecimento e titulação de terras quilombolas, os impactos de eventos climáticos extremos, principalmente nos municípios localizados às margens da Lagoa dos Patos e com prejuízos significativos à comunidade pesqueira artesanal. Também foram evidenciadas preocupações com a sucessão rural, a valorização das culturas e belezas locais, a conservação do solo e o saneamento básico, entre outras.

O superintendente do MDA, Milton Bernardes, explicou que a Revalidação do Território Centro-Sul, representa uma etapa da retomada de uma política pública que se propõe a fortalecer o desenvolvimento agrário com o olhar para as particularidades de cada região. Ao longo dos próximos meses outras etapas deverão ser organizadas, dentre elas: o resgate histórico sobre a articulação territorial; a eleição de um núcleo diretivo ou coordenação do Conselho de Desenvolvimento Territorial (CODETER) para o Território Centro-Sul; a construção de um estatuto; o levantamento de ações prioritárias; e a elaboração e execução de um plano de ações voltadas a implantação de infraestruturas e de serviços, assim como, geração de renda e dinamização econômica na região.

Já o técnico Décio Machado Monteiro e o coordenador operacional da política de desenvolvimento territorial, Álvaro Lucho, do MDA/RS complementaram dizendo que para participar dessas ações e serem beneficiadas é importante que as comunidades mantenham diálogos com lideranças locais e representantes do poder público. Como exemplo citaram as secretarias municipais de agricultura, educação, assistência social, meio ambiente, turismo, assim como, associações, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas agrícolas, colônias de pesca, lideranças indígenas, quilombolas e assentamentos da reforma agrária, de locais onde buscar mais informações e formas de se integrar ao núcleo.

O CODETER Centro Sul tem se articulado através de reuniões virtuais, grupo de whatsapp e encontros presenciais – como esse que marcou a retomada oficial de suas atividades.

“Atentem-se e busquem participar desse espaço que incentiva ao desenvolvimento territorial sustentável e propõe o fortalecimento do controle social, com o envolvimento de comunidades locais nas decisões relacionadas à gestão do território”, concluiu a Agente Territorial de Agroecologia do MDA/RS, Jéssica Fischer, dirigindo-se a cada um dos participantes ao encerrar o encontro.

Colaboração: Jéssica Fischer – MDA/RS

RELACIONADAS