O cenário musical tradicionalistas do Rio Grande do Sul é rico em artistas com grandes nomes, e de tempo em tempo surgem novas safras que despontam para o sucesso.

De Cerro Grande do Sul uma gurizada apaixonada pela música gaúcha tem se destacado em diversas apresentações pelos palcos da região e aos poucos vem sendo reconhecida por seu talento.

Os jovens Rodrigo Duarte Martins 19 anos e Gregorim Braz, 21 anos, se desdobraram para cumprir a agenda neste mês de setembro. Os rapazes que ainda não sobrevivem da música precisam conciliar os ensaios e as apresentações com seus trabalhos diários.

Rodrigo se destaca por sua voz e violão. Já Gregorim é o gaiteiro, mas também se aventura no vocal. Juntos eles formam uma dupla que está dando muito certo, uma vez que o estilo musical de um se completa com o do outro. Desta maneira eles têm participado de diferentes eventos na região, incluindo lives e canjas artísticas em veículos de imprensa.

Desde muito jovem Rodrigo demonstrou gosto pela música e revela que iniciou tocando gaita, porém mais tarde trocou de instrumento. Já na escola o garoto não perdia uma oportunidade de se apresentar cantando e tocando nos eventos promovidos no âmbito escolar. Com o passar do tempo ele foi aprimorando sua arte e ganhando visibilidade na região, tendo participado e sido premiado em festivais regionais de música gaúcha.

Além de apresentações locais nos festejos farroupilhas deste ano, Rodrigo teve participação na live da Semana Farroupilha de Porto Alegre, através de um projeto da Fundação Internacional Piazitos e também na programação virtual do piquete Resultado da Amizade de Camaquã, transmitida pela internet.

“Graças a Deus nossa Semana Farroupilha foi bem corrida, mas conseguimos atender a todos os pedidos. Fico muito feliz pelos convites recebidos pelas escolas, pelo CTG Guapos de Sentinela e pela oportunidade que tive de participar destas lives dividindo espaço com grandes artistas como Os Serranos, Érlon Péricles, entre outros”, comentou Rodrigo.

Jéferson, Rodrigo Martins e Gregorim Braz

Gregorim iniciou um pouco mais tarde e aos 15 anos decidiu que queria ser gaiteiro, quando passou a fazer aulas de gaita. A evolução rápida do jovem no instrumento impressiona e seu talento vem sendo premiado pelos calorosos aplausos em suas apresentações e pelos diversos convites para tocar em bares e eventos.

“Tem sido muito bom tocar ao lado do Rodrigo. Montamos um repertório de trabalho e vamos atualizando de acordo com o que vem surgindo e as pessoas nos pedem. Só temos a agradecer aos que nos convidam para se apresentar e a todos que nos prestigiam”, colocou Gregorim.

Dizem que música é dom aliado a uma boa dose de dedicação. É essa certamente a combinação que faz com que o garoto Eduardo Rech Sonnemann, o Dudu, de apenas 09 anos, também venha encantando as pessoas com suas apresentações na gaita.

Grande parceiro de Rodrigo e Gregorim, o garotinho tem acompanhado a dupla em alguns eventos e feito participações nos shows, de forma que também vai ficando conhecido pelo seu talento.

Térbio Fonseca e Dudu

Na Semana Farroupilha 2021, Dudu também teve agenda pra cumprir e atendeu diversos convites para se apresentar em escolas pelo município, nas programações tradicionalistas organizadas pelas instituições. Também tocou no CTG Guapos de Sentinela, em Sentinela do Sul.

Já aos quatro anos de idade o garoto demonstrou sua paixão pela gaita e incentivado pelos pais e pelo avô, começou a praticar. Dias antes de completar cinco anos ele conseguiu tirar de sua gaitinha a primeira música completa: O Que Tem a Rosa, do grupo Os Mirins.

Desde então o menino segue complementando seu repertório com grandes clássicos, incluindo Querência Amada, Do Fundo da Grota, Milonga Pras Missões, Casamento da Doralice, entre ouras.

“Que bom que consegui atender a todos os convites. Fico feliz em saber que as pessoas gostaram e que já pensam em convidar a gente novamente”, revela Dudu.

No dia 25 de setembro, Rodrigo, Gregorim e Dudu estiveram animando a noite no palco do Recanto do Dedão, em Cerro Grande do Sul. O restaurante que é um novo espaço de entretenimento da cidade esteve com as reservas lotadas, quando mais uma vez os artistas locais foram ovacionados pelo público.

CLIQUE NO BOTÃO E ASSISTA: