Na próxima quarta-feira (29), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados se reúne em audiência pública para debater a instituição, em 12 de março, do Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A reunião será realizada às 16 horas e poderá ser acompanhada pelo portal e-Democracia.
O debate foi requerido pelo deputado Pedro Uczai (PT). Segundo o parlamentar, “a pandemia em curso se transformou numa inominável tragédia atravessada pela morte, pelo desamparo e pelo luto, um fenômeno social que impacta de forma direta e indelével a vida de milhões de brasileiros e brasileiras.”
Na oportunidade, Uczai lembrou que no dia 12 de março de 2020 o Brasil registrou a primeira vítima fatal de Covid-19 no país, sendo a diarista Rosana Aparecida Urbano, de 57 anos.
Rosana deu entrada no Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, em São Paulo, no dia 11 de março, mas faleceu no dia seguinte. Menos de 50 dias após sua morte, faleceram sua mãe, seu pai, uma irmã e um irmão.
“O presente projeto de lei, elaborado em colaboração com a Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19, pretende oferecer mais uma possibilidade de disputar a memória, o sentido e o futuro. Em memória de Rosana Aparecido Urbano, sua mãe, seu pai, seus irmãos e de todas as demais vítimas fatais por Covid-19 nessa pandemia do coronavírus, o Estado e toda a sociedade brasileira se reunirão a cada 12 de março”, justificou o deputado.