Foram concluídas as obras de construção de açudes do lote 07 do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na Região Centro-Sul do Estado. Os açudes são destinados para irrigação em propriedades rurais e de pecuaristas em Arambaré, Chuvisca, Camaquã, Cristal, Cerro Grande do Sul e Dom Feliciano.
Neste mês segue as obras dos açudes previstos para o lote 06 do Programa. As máquinas se encontram, nesta semana, em Mariana Pimentel, onde já concluíram a obra na propriedade de Antoninho Vargas Cavalheiro. Mais sete propriedades no município receberão o benefício de forma gratuita. Também seis famílias de agricultores de Barra do Ribeiro, oito de Sentinela do Sul, oito de Sertão Santana, 12 de Barão do Triunfo, sete de Tapes e oito de Tabaí receberão apoio, não só dos serviços mecanizados feitos com escadeira hidráulica, mas também para acesso ao projeto técnico, regularidade ambiental e outorga do uso da água pelo Sistema Unificado de Outorga do Rio Grande do Sul (Siout).
A Emater/RS-Ascar, enquanto parceira da Seapdr, elabora os projetos, repassa orientações técnicas de cuidado e manejo e faz o acompanhamento dos serviços, além de emitir laudos de fiscalização e conclusão dos açudes nos municípios envolvidos.
Segundo o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Marcelo Biassusi, o programa tem como objetivo apoiar a construção de estruturas de reserva de água para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado. O bom é que assim os agricultores já poderão se organizar frente ao verão que vem chegando, para que não tenham perdas em decorrência do calor intenso e da falta de chuvas, destaca o agrônomo.
Fonte: Emater-RS / Carine Massierer