8.3 C
Cerro Grande do Sul
sábado, maio 18, 2024

Corede Centro Sul elegeu três demandas na Consulta Popular 2021

Foram divulgados oficialmente nesta semana pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, os resultados da Consulta Popular 2021 que foi promovida de 22 de novembro a 15 de dezembro, incluindo uma prorrogação no prazo.

Pela apuração da secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS (SPGG/RS) o processo realizado nesta edição pelo aplicativo Colab, computou 112.496 mil votos.

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Centro Sul, formado por 17 municípios, obteve 5.059 distribuídos em cinco demandas tendo sido eleitos os três seguintes projetos:

  • Promoção dos destinos turísticos e estratégias de marketing para o setor e promoção de feiras regionais
  • Ampliação da internet no meio rural e aquisição de equipamentos para atividade rural (patrulha agrícola)
  • Centro ou Sala de inovação com linhas de atuação nas Instituições de Educação Superior (IES) presenciais da Região.

Esta foi a primeira vez que a escolha foi realizada em uma plataforma digital, tendo recebido cerca de mil ideias na primeira etapa, as quais foram selecionadas com base em critérios técnicos para que fossem inseridas nas cédulas de cada um dos 28 Coredes.

O formato foi amplamente criticado por diversos coredianos da Centro Sul que há anos participam deste processo democrático e se empenham nas campanhas e captação de votos de para que a decisão popular se mantenha soberana. A principal reclamação é a burocratização do processo que dificulta o voto e desestimula a participação das pessoas.

Os protestos ganham legitimidade na medida em que a maioria dos Coredes entrou com recursos questionando inconsistências na apuração de votos.

O governo defende o processo e garante que este formato traz segurança na votação exigindo de CPF e título de eleitor para realizar o cadastro e com isso permitindo apenas um voto por pessoa.

Neste ano, foram disponibilizados R$ 30 milhões para a Consulta Popular que serão distribuídos de acordo com critérios como população da região e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico.

Outra reclamação dos Coredes é quanto ao prazo de entrega dos projetos em cada uma das demandas eleita, que está estipulada até 07 de fevereiro de 2022. A Diretoria do Fórum dos Coredes já entrou com um pedido de prorrogação, contudo o governo do Estado alega que em função do ano eleitoral e da Lei de Recuperação Fiscal, os prazos precisaram ser encurtados para adiantar as análises.

O Corede Centro sul é composto pelos município de Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.

 

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS