15.8 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024

Descobertas em Pompeia mostram como era a vida da classe média na cidade romana

Arqueólogos descobriram quatro novos cômodos em uma casa em Pompeia. A residência estava cheia de pratos, ânforas e outros objetos do cotidiano, dando um retrato da vida da classe média no momento em que a erupção do Monte Vesúvio enterrou a cidade romana em 79 d.C.

Os restos de tigelas, um baú esvaziado às pressas, uma cama e um queimador de perfume de terracota em forma de berço foram encontrados em dois andares de um prédio anteriormente escavado, disse a autoridade do parque arqueológico de Pompeia neste sábado (6).

“Uma grande parte da população do Império Romano era composta por pessoas que suavam pelo pão de cada dia, mas também estavam ansiosas para elevar seu status social”, disse o diretor do parque, Gabriel Zuchtriegel.

Arqueólogos usaram moldes de gesso para reproduzir alguns dos objetos do sítio em Pompeia, uma das principais atrações turísticas da Itália perto da moderna cidade de Nápoles.

O restante da estrutura, escavada em 2018, inclui um pátio decorado com afrescos de plantas, pássaros e imagens de caça. Um espaço que hospeda os deuses guardiões da casa, ou Lares, deu à casa Larario seu nome popular.

“Os donos da casa Larario em Pompeia conseguiram decorar o pátio que abriga o local de Lares e um poço com pinturas excepcionais, mas evidentemente não tinham dinheiro suficiente para todos os quartos”, acrescentou Zuchtriegel.

“Não sabemos quem morava aqui, mas a vida prazerosa retratada no pátio provavelmente era mais uma aspiração do que sua realidade cotidiana”.

*Com informações e fotos de Reuters

PUBLICIDADE

RELACIONADAS