Com o desmembramento da então Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), liderada por Rodrigo Lorenzoni, o nome do deputado estadual Edson Brum foi confirmado como titular da nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A posse ocorreu no gabinete do governador Eduardo Leite na manhã desta terça-feira (9/3), com participação virtual de secretários, deputados estaduais e líderes políticos.

“A pandemia aumenta a importância da posição do secretário de Desenvolvimento Econômica. Por mais que o momento seja crítico do ponto de vista sanitário, com aumento de casos e internações, mantemos a expectativa de que viraremos essa chave em breve, com a expansão da vacinação, e sem dúvida vai lançar um maior desafio para a retomada econômica. Portanto, na função da pasta de Desenvolvimento Econômico, precisamos da irresignação e da energia, que a gente sabe que são caraterísticas do deputado Edson Brum, de forma a não nos conformarmos com as coisas como são ou estão, para que possamos provocar as mudanças necessárias”, afirmou o governador.

De acordo com Leite, o principal desafio do novo secretário, além da retomada econômica, será desenvolver novas matrizes produtivas e consolidar as existentes, bem como colaborar para identificar estruturas que necessitem de redução da burocracia e fomentar o desenvolvimento das empresas, de forma a ampliar a capacidade de geração de emprego e renda neste cenário atual desafiador.

Na presença do chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, e do presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza, Edson Brum agradeceu o convite e a confiança do governador para integrar o primeiro escalão e se comprometeu a trabalhar em prol da competitividade.

“O dever da secretaria de Desenvolvimento Econômico é trabalhar integralmente com os empreendedores. Precisamos apoiar e valorizar a matriz produtiva gaúcha e os empreendedores de todos os portes. Aumentar a competitividade das nossas empresas e também do Estado para atrair investimentos. Só teremos desenvolvimento através do engajamento com a iniciativa privada, com o encurtamento da burocracia e com a preparação de empresas e da mão de obra para as mudanças que a tecnologia e pandemia trouxeram. Sei que o desafio é grande no momento que ainda estamos vivenciando a pandemia, mas estou pronto e mãos à obra”, afirmou o novo secretário.

O governador também agradeceu ao secretário Rodrigo Lorenzoni, que segue como titular da Secretaria de Turismo. A reestruturação do secretariado foi aprovada na Assembleia em dezembro e sancionada pelo governador em janeiro deste ano. O Executivo segue com 21 secretarias, já que houve fusão de outras duas pastas, formando a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), além do Gabinete do Vice-Governador, da Procuradoria-Geral do Estado e da Casa Militar, que também têm status de secretaria.

Trajetória

Natural de Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, Edson Brum, 55 anos, está no quinto mandato como deputado estadual. Entre as pautas pelas quais batalhou na vida pública estão a defesa dos setores primário e empresarial, da geração de emprego, da inserção dos jovens no mercado de trabalho e da infraestrutura do RS.

Foi integrante da Associação Comercial e Industrial de Rio Pardo em 1990. Nos anos de 1993 e 1994, foi secretário-geral da Juventude do então PMDB-RS, e presidente de 1995 a 1999. Nos anos de 2003 e 2004, presidiu a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do RS (FDRH). Em 2005, assumiu pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Nos anos seguintes, foi líder da bancada do seu partido, líder partidário na Assembleia, assumiu diversas comissões e frentes parlamentares, além de ter presidido a Casa em 2015. Em 2021, até então, ocupava a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e era titular da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo RS