A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) investiu neste ano R$ 1,145 milhão para viabilizar a participação de agroindústrias familiares, indígenas e quilombolas em feiras agropecuárias em todas as regiões do Estado.
Até outubro, foram garantidos recursos para 36 feiras, com 789 espaços de comercialização (estandes montados). Até o final do ano, estão planejadas outras 12, totalizando 48 feiras municipais e regionais apoiadas em 2019.
Entre as feiras, destacam-se Expodireto Cotrijal (Não-Me-Toque), Expoagro Afubra (Rio Pardo), Fenadoce (Pelotas), ExpoBento (Bento Gonçalves), ExpoSol (Soledade), ExpoIjuí (Ijuí) e Expofeira (Pelotas). A Expointer não integra esse cálculo, já que os recursos para montagem do espaço são oriundos de parceria com o governo federal.
“O pavilhão da agricultura familiar tem se tornado referência em todas as feiras graças à mobilização e dedicação tanto das agroindústrias quanto do trabalho do Estado”, afirma o secretário da Agricultura, Covatti Filho.
Para que possam participar das feiras apoiadas pela Seapdr, as agroindústrias devem pertencer ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Após a inclusão no Peaf, o empreendimento pode solicitar autorização de uso do selo Sabor Gaúcho em seus produtos. O selo é sinônimo de produção oriunda da agricultura familiar e de um produto em conformidade com as leis sanitárias e ambientais.
O programa oferece uma série de serviços para as agroindústrias familiares, como qualificação técnica, incentivos financeiros para melhoria e legalização e assistência nas questões sanitárias, ambientais e tributárias.