22.5 C
Cerro Grande do Sul
domingo, novembro 17, 2024

Governo federal homologa situação de emergência em Camaquã devido à estiagem

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30) a Portaria Nº 1246, que reconhece a situação de emergência em Camaquã, no sul do Estado, em razão da estiagem. A prefeitura do município havia decretado situação de emergência em 9 de março, por meio do Decreto 26.178/2023.

Conforme pesquisa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a região enfrenta prejuízos que ultrapassam R$ 88 milhões nas culturas de milho, feijão e, principalmente, soja. A Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro (AUD) destacou nível muito baixo do índice pluviométrico que mede as chuvas na região.

A Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, está atendendo cerca de 10 famílias com água potável, visto que os poços e reservatórios estão secos. De acordo com os dados que embasam o decreto, cerca de 10% a 20% da população camaquense já está sendo afetada pela falta de água.

Com o pedido homologado, o município poderá receber mais auxílio de recursos estaduais e da União para minimizar os danos causados pela estiagem. Além disso, os produtores que sofreram com as perdas poderão renegociar dívidas mais facilmente.

Texto: ascom Prefeitura de Camaquã
Edição: Portal ClicR

RELACIONADAS