O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS) realiza pesquisa com uso de uma nova substância experimental no tratamento do novo coronavírus: o medicamento ABX464. A pesquisa recruta voluntários com diagnóstico comprovado de covid-19 (por meio do exame PCR) e com mais uma das seguintes especificações: a) Idade superior a 65 anos; ou b) Idade entre 18 e 65 anos que apresentem algum dos fatores de risco: diabetes, obesidade ou hipertensão.

A expectativa é que o fármaco da empresa francesa Abivax reduza os riscos de internação na população contaminada pelo novo coronavírus diminuindo os sintomas graves da covid-19. São esperados os efeitos antiviral e anti-inflamatório, além de propriedades de reparação tecidual. O ensaio clínico é realizado simultaneamente em diversos centros de pesquisa no Brasil e esse estudo foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como por agências sanitárias de outros países como França, Alemanha, Reino Unido e Itália.

Os interessados podem entrar em contato via telefone (51) 3359.8753, WhatsApp (51) 980325900 ou  e-mail: ccapp@hcpa.edu.br.