No ano de 1985, a LIGA DE FUTEBOL de Guaíba organizou o campeonato Municipal que a muitos anos não exista mais. E como Sertão Santana era um dos Distritos de Guaíba (o 4º distrito), a LIGA então convidou os Sertanenses para participarem da competição. O campeonato teve 23 equipes inscritas, sendo que começou através de um grande torneio Abertura, este sendo disputado em Guaíba e em dois campos, Coelhão e Sesi. O vencedor do torneio foi a forte equipe do Industrial.

O grande campeonato foi dividido em quatro chaves, e sendo que passaram para a outra fase apenas duas equipes por chave. As três equipes Sertanenses ficaram nas chaves de seis e jogaram 10 partidas cada.  O Esperança não conseguiu fazer uma boa campanha e não teve chance na sua chave.

Base do time do Esperança que disputou o Municipal de Guaíba no ano 1985: Luis M., Marcos, Dema, Mica, Zilmar, Joca, Marcio, Alemão e Geraldo Agachados: Inácio, Aroldo, João Carlos, Biro Biro, Valdir, Omero e Moacir

 

Já o Grêmio brigou até o último jogo, conseguindo 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas e perdeu a classificação no confronto direto.

Time base do Grêmio que disputou o Municipal de Guaíba em 1985: (Foto No Torneio Abertura) Em pé: Paulo Santana, Carlinhos T., Carlinhos St. Maninho, Lagartixa, Paito, Ivano, Bode, Luis Mario e Catani Agachados: Flávio B., Alexandre, Luisinho, Cará, Betinho, Laerte e Everaldo

Mas o Inter com uma extraordinária equipe e acostumada a jogar junto, atropelou seus adversários ganhando todas as partidas na fase classificatória. Entre os 8 finalistas o Inter empatou em 1 a 1 com o Industrial no Sertão, e em Guaíba ganhou do mesmo por 4 a 1.  A partir das semifinais os jogos foram todos em Guaíba no campo do Coelhão.

Na seminal o Inter enfrentou a forte equipe do Sete de Setembro e empatou em 1 a 1 onde levou o jogo para a prorrogação. Na prorrogação o goleiro Mauro do Inter pegou um pênalti, salvando a equipe Sertanense onde a mesma foi para os pênaltis e eliminou a equipe Guaibense. Na grande final, o Inter ganhou por 1 a 0 da equipe do Santa Cruz com um gol de falta do centroavante Claudinho, e assim conquistou de forma invicta a competição. O Inter também teve o goleador da competição, Chico fez 12 gols, seguido de perto por Claudinho que fez 11 gols.

Inter Campeão Municipal de Guaíba ano 1985: Em pé: Nando, Mauro, Martim, Pingo, Beto P., Luizão, Fuca, Ademir, Albano e o treinador Arlei. Agachados: Marcos, Chico, Jorge, Claudinho, Toninho, Kiko e Zé Pinduca

“Lembro ainda hoje com orgulho de ter tido o privilégio de ter participado dessa e as outras competições que vieram depois. Parabéns ao grande INTER, o maior vencedor de futebol da Região e também por representar bem o nosso Sertão Santana nas competições de Guaíba, onde chegou a um tetracampeonato que é história pra ser contada mais pra frente. Grande abraço aos grandes campeões e aos Sertanenses que participaram dessa história” comentou o colaborador da matéria Betinho.

Abaixo foto da equipe vice campeã desde campeonato de 1985. Foto Marco Jardim.

Em pé: Nilson. Silvio, Chico Moça, Paulinho, Salazar, Sasso, Telmo, Jefinho, Carlos, Falcão, Paulo e Joacir. Agachados: Júlio, Chagas, Claudio, Marreco, Mário, Feijão, Mauro, Marquinhos e carneirinho