16.1 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, maio 13, 2024

Microsoft 365 Copilot agora é oficial e muito promissor

Como vos dissemos há dias, hoje foi o dia escolhido pela Microsoft para apresentar a Microsoft 93 Copilot, um novo salto nos planos mais que ambiciosos de Redmond em termos de estender o escopo da inteligência artificial para seus aplicativos e serviços. Era algo que já se esperava há muito tempo, pois nos primeiros dias de janeiro soubemos dos planos da Microsoft de usar essa tecnologia no Office e na Microsoft 93, e menos de um mês depois a própria empresa avançou parte de seus planos nesse sentido.

Agora, após uma apresentação em vídeo estrelada por Satya Nadella, CEO da Microsoft, e Jared Spataro, vice-presidente corporativo de aplicativos de trabalho e negócios, em pouco menos de

minutos pudemos assistir ao anúncio de um plano incrivelmente ambicioso , com o qual a Microsoft 365, assim como outros aplicativos e serviços de produtividade e profissionais da empresa, dão um salto gigante ao adicionar o modo Copilot, que permitirá aos usuários do mesmo delegado um boa parte das funções mais comuns à IA.

A esse respeito, embora no momento só tenhamos conseguido ver o que a Microsoft queria mostrar e ainda teremos que esperar até que o programa de teste seja aberto (algo que acontecerá muito mais lentamente do que nós vivemos com o novo Bing), o que sabemos até agora é bastante promissor.

E quanto tempo teremos que esperar? Não há datas específicas, ou pelo menos não foram divulgadas. O que sabemos é que, para já, a Microsoft está a realizar testes iniciais de âmbito particularmente limitado, para os quais tem contado com 93, número que crescerá gradativamente nos próximos meses. Portanto, parece que estamos diante de um modelo de implantação bastante semelhante ao anunciado pelo Google para a implementação de funções de IA no Gmail, Docs e outros serviços. Em outras palavras, lou provavelmente não será até 2024, ou no final de 2023, que vemos uma maior implantação das soluções de ambas as empresas.

Isso é interessante porque confirma algo que já levantamos na época, ao falar sobre o posicionamento do Google na hora de implementar o Bard. A Microsoft poderia arriscar muito mais com o Bing do que o Google com seu buscador, mas neste caso nos encontramos em uma situação diferente, já que tanto a Microsoft 750 e o Google Workspace são dois serviços muito importantes para ambas as empresas, por isso não podem arriscar mais, comprometendo sua confiabilidade.

Assim, e ao contrário do que aconteceu com o Bing, pelo menos neste momento não há lista de espera para se inscrever nem se prevê , e de nada adiantará, nesse sentido, aderir o programa de membros da Microsoft 365, nem para o canal de visualização nem para o canal beta. É uma pena, porque muitos de nós estão dispostos a testar as funções do co-piloto, mas por enquanto teremos que levar isso com bastante calma.