A CEEE, por meio da agência de Tapes, divulgou mais uma nota esta semana avisando de um novo desligamento de energia que ocorrerá no domingo, 20 de janeiro, das 07h30min às 13h30min, que deve atingir as áreas urbanas e rurais dos municípios de Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo e São Jerônimo.

O aviso reitera o que havia anunciado na primeira semana do mês de que o desligamento ocorrerá por conta de obras de manutenção na rede elétrica para melhorias.

Mais uma vez a medida preocupa os produtores de tabaco, pois este é o período em que a colheita está no ápice quando ocorre a secagem do produto em estufas elétricas e que o desligamento deverá gerar grande transtorno, inclusive gerando prejuízos, já que a maioria dos produtores não possuem geradores.

Os prefeitos das cidades atingidas tentaram em vão da primeira vez com a gerência regional da CEEE em adiar o desligamento por 30 dias, contudo o gerente explicou que é uma obra já programada, que depende de prazo e que já tem mão de obra contratada e por isso manteve o cronograma.

Resta aos produtores de tabaco se adequarem da melhor forma possível para minimizar as perdas.