16.3 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

Petrobras nomeia Fernando Borges como novo presidente interino

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (20), que Fernando Borges foi eleito presidente interino da estatal, substituindo José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou ao cargo. Borges ficará no comando da empresa até a eleição e posse do novo presidente.

É provável que, posteriormente, a presidência seja assumida por Caio Paes de Andrade, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia. Ele foi indicado ao cargo há um mês, quando o Ministério de Minas e Energia comunicou que o governo federal havia decidido pela troca do presidente da estatal.

Na ocasião, o governo, como acionista controlador da Petrobras, anunciou que José Mauro Coelho seria substituído por Caio Mário Paes de Andrade. Contudo, o processo de checagem de Andrade ainda não foi iniciado.

Fernando Borges
Borges é engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui MBA Executivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participou do Programa de Gestão Avançada no Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), na França.

O presidente interino trabalha na Petrobras há 38 anos, onde ocupou diversas funções gerenciais na área de Exploração e Produção. Também atuou como Gerente Executivo na estatal, ocupando, inicialmente, a Gerência Executiva de Libra e tornando-se Gerente Executivo de Relacionamento Externo.

Em 2016, Borges assumiu a direção do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), permanecendo no cargo até março de 2020. Também desde 2016, ele exerce a função de diretor da Associação Brasileira de Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (ABEP), por indicação da Petrobras.

Atualmente, Borges é diretor executivo de Exploração e Produção da estatal. Ele assumiu o cargo em abril de 2021.

RELACIONADAS