Neste momento crítico de reclusão e incertezas em virtude da quarentena imposta para amenizar os efeitos do coronavírus – Covid 19, o poeta Catullo Fernandes, presidente da Casa do Poeta Camaquense, lançou em seu facebook o projeto Poemagens. A proposta é bastante objetiva: disponibilizar poesia e leitura saudável aos internautas de todas as idades para superar o isolamento social.
Em poucos dias diversos poetas, inclusive pessoas que nunca haviam postado versos em suas páginas, já estão participando do projeto entre eles, Catia Pitana, Carla Blaskowski, Evanielly Vieira, Francisco Settineri, Gaúcha Morena, Rodrigo Garcia de Freitas, Val Cichocki, e muitos outros autores.
Para participar basta publicar um poema acompanhado de uma foto, pintura ou ilustração. É fundamental que o autor marque o idealizador da proposta em: facebook Catullo Fernandes, e ainda outros poetas para que estes também participem desta iniciativa cultural. “Vamos contaminar as redes sociais de Poesia”, convida Catullo.
Abaixo “Ave-Poesia”, que tornou-se a Oração dos Poetas do Brasil referendada pelos organizadores e poetas presentes ao XVIII Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves (2010). A delicada imagem da torre da Igreja Matriz, captada por Alex Haas, ilustra o texto com extrema sensibilidade.
O poema também encontra-se no You Tube https://www.youtube.com/watch?v=eQloq7elFJo em vídeo produzido pelo saudoso cinegrafista Luis Claudio Silva.

In “Viagem ao fundo do Verso” (1989) / Foto: Alex Haas