24.9 C
Cerro Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024

Prefeitura de Tapes assina contrato com Associação Hospitalar Vila Nova

Na tarde da última terça-feira (11), foi realizado o ato de assinatura do contrato entre a Prefeitura de Tapes (RS) e a Associação Hospitalar Vila Nova, que passará a administrar o Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora do Carmo (HNSC) pelos próximos cinco anos.

O momento é considerado histórico pela atual gestão municipal, visto que as demandas da área da saúde são essenciais para a população tapense e consideradas prioritárias para o atual governo.

“Este é mais um momento histórico para nosso município. Quando assumimos, encontramos um hospital que só levava o nome de hospital, mas não era. Tinha uma fachada bonita, mas o seu interior estava caindo. Era tratado como hospital, mas havia perdido este título em 2014, quando foi classificado pelo estado como um Pronto Atendimento”, disse o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez.

Em 2014, o Governo do RS classificou o hospital como uma unidade de Pronto Atendimento após uma inspeção feita pela Vigilância Sanitária do estado identificar graves problemas sanitários no HNSC.

O atual processo de terceirização de serviços passou por todos os trâmites legais, desde os contratos emergenciais, audiências públicas, processo licitatório, até o momento atual, com a assinatura do contrato da concessão de uso do Pronto Atendimento do HNSC com o Vila Nova.

“Nosso governo trabalha para que o HNSC volte a ser referência na região em atendimento de casos de baixa e média complexidade ambulatorial. Para isso, primeiramente buscamos a parceria com uma instituição idônea e com experiência em gestão hospitalar”, frisou Garcez.

O contrato firmado prevê que a Associação Hospitalar Vila Nova faça um investimento superior a R$ 563 mil reais na infraestrutura do prédio hospitalar.

O grupo Vila Nova também ficará responsável, no prazo de cinco anos, pela manutenção predial e estrutural, bem como reformas e aumentos na estrutura física, elétrica e hidráulica, assim como a recomposição de obras auxiliares como lavanderia, laboratórios, cozinha e farmácia.

A contratada deverá prestar serviços de pronto atendimento, ambulatoriais e hospitalares de assistência à saúde à população, no mínimo 60% pelo SUS e 40% via planos de saúde, convênios, particulares e credenciamento.

Já o município pagará pelos serviços disponibilizados pela Associação Hospitalar Vila Nova o valor mensal de R$ 563.527,65.

A partir de agora, inicia-se um novo trabalho com ênfase nos projetos de investimento na estrutura física do prédio, para que em breve o local deixe de ser um Pronto Atendimento e volte a ser um hospital de referência, não só para a população local, mas também para a comunidade regional, assim como era enquanto existia como hospital.

Para o prefeito Garcez, o retorno do Hospital de Tapes também beneficiará a economia local, visto que o comércio tapense poderá receber pessoas de municípios vizinhos que procuram atendimento no hospital. Além disso, o atendimento médico adequado é tido por muitos turistas como uma das principais referências na hora de escolher um destino turístico.

Estavam presentes no ato de assinatura do contrato o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, o diretor da Associação Hospitalar Vila Nova Dr. Dirceu Beltrame Dal’Molin, e demais assessores.

Foto: Prefeitura de Tapes

*Com informações de Ascom Prefeitura de Tapes

PUBLICIDADE

RELACIONADAS