A Secretaria Municipal da Educação de Camaquã, através da titular da pasta Eva Rosi Bueno Nunes, que também é dirigente da Undime, foi sede da reunião mensal dos secretários e dirigentes municipais de educação da região da Acostadoce. O evento ocorreu nesta quinta-feira (27), teve a participação das 12 cidades que compõe a região e debateu as políticas públicas voltadas para a área da educação em nível local, regional e nacional.

Os municípios que estiveram presentes e seus respectivos representantes foram Amaral Ferrador com Rosileti Siva Vasconcelos, Arambaré com Carla Rodrigues Bergmann, Barra do Ribeiro com Roseli Nunes de Souza, Cristal com Rosilaine Zenker Ribeiro, Chuvisca com Jucimara Morais de Souza, Cerro Grande do Sul com Carlos Alberto Pacheco Coutinho e Andréa Wolfle Zenker, Dom Feliciano com Renato Slawski Soares e Janete Inês Balczarek, Mariana Pimentel com Luis Renato Mileski Gonczo Roski (prefeito municipal), Eva Maria Golanski e Daniela Szymczak, Sentinela do Sul com Rosangela Barbosa Pacheco, Sertão Santana com Lucas José Naibert Gelinski e Tapes com Debora Toledo e Patricia Riston Pereira.

Entre as pautas que foram debatidas estavam o Programa Mais Alfabetização (Pmalfa), que tem como objetivo apoiar unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), programas escolares como o Educação Conectada e a Lei 13.819/2019 que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

O evento teve a participação do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Malmann, que veio de Brasília para o encontro. As reuniões são importantes para as gestões municipais manterem uma linha de trabalho, estarem atualizadas com as novas legislações e concepções de ensino, compartilhar saberes e dificuldades, entre outros assuntos.

Além das autoridades já citadas, também estavam presentes Jair Martins, vice-prefeito, Fabiano Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fabiano de Lima Ribeiro,  procurador Chefe do Município, Edilamar Nunes Silveira Leite, presidente do Conselho Municipal de Educação, Anajara  Pereira Sampaio, Coordenadora Pedagógica da 12ª CRE, José Otávio Gazlinski Moraes, presidente do  SINDILOJAS, Paulo Pankowski, presidente da Acic, Marcelo Adriano da Silva, Gerente da Associação dos Fumicultores, AFUBRA Camaquã, Réges Marth, Coaching e Solange O. Kenne, representando o Conselho Tutelar.

Fonte: Ascom SME Camaquã / Tarso Ribeiro