Um bloqueio atmosférico manteve a chuva sobre o Uruguai e ao longo da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O acumulado alcançou 60 milímetros em alguns municípios da Campanha, ajudando a elevar o nível de reservatórios.

A chuva forte e acima da média retorna ao Rio Grande do Sul nesta semana, alcançando todas as áreas produtoras. Mais uma vez, a Metade Sul do Estado será a área que receberá maiores acumulados, com até 80mm em Santa Vitória do Palmar e Camaquã.

A temperatura permanecerá mais baixa que o normal na maior parte da semana, mas não há previsão de extremos de frio. Somente no início da semana que vem, algumas simulações indicam declínio mais acentuado da temperatura no Rio Grande do Sul. Além disso, a precipitação acima da média deverá se concentrar apenas sobre a Metade Sul do Rio Grande do Sul na semana que vem.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul – Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Expectativa de acumulado em torno dos 25mm nos próximos dez dias, com precipitação mais intensa entre segunda (31) e quarta-feira (2), com eventual queda de granizo. A temperatura permanecerá baixa com máxima de 15°C nesta terça-feira (1º). Entre terça (8) e quarta-feira (9) da semana que vem, algumas simulações indicam mínimas de 4°C com potencial para geadas fracas.

Campanha

Expectativa de acumulado em torno dos 50mm nos próximos dez dias, com precipitação mais intensa entre a noite de segunda (31) e quarta-feira (2), com eventual queda de granizo. As rajadas de vento alcançam 65km/h na quarta-feira. Por conta do acumulado registrado e pela precipitação prevista, será importante monitorar o nível de arroios na região, pois há risco de transbordamento. A temperatura permanecerá baixa com máxima de apenas 13°C nesta terça-feira (1º). Entre terça (8) e quarta-feira (9) da semana que vem, algumas simulações indicam mínimas entre 1°C e 2°C com potencial para geadas.

Central

Expectativa de acumulado em torno dos 50mm nos próximos dez dias com precipitação mais intensa a partir do próximo sábado (5), com eventual queda de granizo. As rajadas de vento alcançam 55km/h nesta terça-feira (1º). A temperatura permanecerá baixa com máxima de 17°C nesta terça-feira. Na terça-feira (8) da semana que vem, algumas simulações indicam mínimas de 3°C com potencial para geadas.

Planície Costeira Interna

Expectativa de acumulado em torno dos 80mm nos próximos dez dias, com precipitação mais intensa entre segunda (31) e quarta-feira (2) e, a partir do próximo sábado (5), com eventual queda de granizo. A temperatura permanecerá baixa com máxima de 16°C segunda e terça (1º). Na quarta-feira (9) da semana que vem, algumas simulações indicam mínimas de 4°C, com potencial para geadas fracas.

Planície Costeira Externa

Expectativa de acumulado em torno dos 75mm nos próximos dez dias, com precipitação mais intensa a partir do próximo sábado (5) com eventual queda de granizo. As rajadas de vento alcançam 60km/h nesta terça-feira (1º). A temperatura permanecerá baixa com máxima de 16°C nesta segunda (31). Entre terça (8) e quarta-feira (9) da semana que vem, algumas simulações indicam mínimas de 3°C com potencial para geadas fracas.

Zona Sul

Expectativa de acumulado em torno dos 65mm nos próximos dez dias, com precipitação mais intensa entre a noite de segunda (31) e quarta-feira (2), com eventual queda de granizo. As rajadas de vento alcançam 70km/h na quarta-feira. Por conta do acumulado registrado e pela precipitação prevista, será importante monitorar o nível de arroios na região, pois há risco de transbordamento. A temperatura permanecerá baixa com máxima de apenas 14°C nesta terça-feira (1º). Entre terça (8) e quarta-feira (9) da semana que vem, algumas simulações indicam mínimas 1°C com potencial para geadas.