No último sábado (25), aconteceu o Circuito Trilhas e Montanhas Actvitta 2022, em Sertão Santana. Esta foi a 6ª etapa do evento que, este ano, contará com onze etapas.
A competição, que possui caráter estadual, contou com a presença de aproximadamente 390 participantes (entre corredores e caminhantes) de 58 municípios. Os atletas participaram das modalidades corrida (6,5 km; 12,5 km; 20 km) e caminhada (6,5 km).
As atividades foram organizadas pela empresa L&E Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de Sertão Santana e Sport Club Esperança. Luís Leandro Grassel, proprietário da companhia, mencionou ao Portal ClicR que o evento atingiu as expectativas e destacou a importância da área de vegetação nativa para a execução das atividades.
“Sobre a parte da natureza, não tem o que dizer. Vocês têm muita trilha, muita área rural importante para isso. Esse morro na frente da prefeitura, com essa mata, é muito legal, tem muitas trilhas que o pessoal do grupo Sertão Ativo de Sertão Santana corre, treina e utiliza. Deu então um belíssimo evento”, disse.
Feira de produtos coloniais
Os produtores rurais do município de Sertão Santana também estiveram presentes na ocasião, por meio da feira de produtos coloniais, que ocorreu no Sport Club Esperança — local de início do circuito. A exposição foi uma realização da Prefeitura de Sertão Santana em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).
Grassel ressaltou a importância da participação dos produtores, explicando que a presença dos mesmos influencia positivamente na geração de emprego e renda no município.
“O objetivo não é fazer apenas um evento esportivo, mas também um evento turístico, um evento que divulgue o comércio, a prestação de serviços, a geração de emprego e renda do município, todos os seus produtos agrícolas”, informou. O proprietário da L&E Eventos afirmou que as atividades buscam integrar a comunidade local com os participantes da corrida.
Circuito Trilhas e Montanhas
O município de Sertão Santana foi sede da primeira corrida de trilhas e montanhas, que aconteceu no dia 31 de março de 2012. “A gente fica muito feliz em poder voltar onde tudo se originou”, mencionou Grassel.
Atualmente, este é o maior evento de corridas do interior do Rio Grande do Sul, dispondo também do maior circuito nas localidades que não integram a capital e regiões metropolitanas do estado.
Calendário Circuito Trilhas e Montanhas 2022:
Torres – 16 de janeiro;
Dunas do Farol – 12 de fevereiro;
Caxias do Sul – 19 de março;
Morro Gaúcho – 23 de abril;
Cel. Pilar – 28 de maio;
Vinhedos – 23 de julho;
Caravaggio – 20 de agosto;
Espumantes – 24 de Setembro;
Nova Roma – 22 de outubro;
Salto Ventoso – 19 de novembro.