12.7 C
Cerro Grande do Sul
domingo, maio 26, 2024

Vai iniciar a Copinha para os garotos de todo o país

O calendário do futebol brasileiro começa logo nos primeiros dias de janeiro. Trata-se da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 128 clubes participantes de todos os Estados, e mais de três mil jogadores buscando um sonho no mundo da bola.

A Copinha, como é carinhosamente conhecida por ter garotos de até 20 anos em ação, será realizada em 32 sedes espalhadas entre o interior de São Paulo, Grande São Paulo, Grande ABC e Capital. Começa no dia 2 e vai até 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.

Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de cada um dos 32 grupos, com quatro equipes cada, em um total de três partidas para cada um dos 128 participantes. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros colocados de cada chave, em total de 64 times. A partir daí a competição vira mata-mata até a final.

Após ser cancelada em 2021 por causa da pandemia de covid-19, a Copinha volta em 2022 com a corda toda. E respeitando todos os protocolos de saúde. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo nas plataformas da internet da Federação Paulista de Futebol (Paulistão Play e Eleven), no YouTube, além de emissoras de TV aberta e fechada. Uma festa da molecada!

A maior competição do futebol mundial na categoria Sub 20 terá 10 clubes do Norte, 12 do Sul, 10 do Centro-Oeste, 13 do Sudeste e 27 do Nordeste. De São Paulo, local da competição, teremos 56 representantes, das quatro principais divisões do futebol paulista.

Na Copinha teremos todos os clubes tradicionais, gigantes, com grande estrutura, inúmeros títulos na categoria e facilidade para revelar novos talentos. Mas, a maioria das equipes, não tem recursos financeiros sequer para viajar de avião para São Paulo. Chegam de lugares distantes, viajando de ônibus por três ou quatro dias, passando o Ano Novo em trânsito, em busca de um sonho. Uma oportunidade única para garotos vingarem no mundo da bola.

Aliás, o sonho dos garotos, independente da camisa que vestem, claro, é sair do time Sub 20 para vingar no futebol profissional. Depois, quem sabe, virar uma revelação, assinar contratos milionários e mudar o padrão de vida da família. O sucesso repentino que o futebol pode proporcionar.

Do Rio Grande do Sul Internacional e Grêmio já aproveitaram no profissional alguns talentos que foram revelados na Copinha e que depois despontaram nos grandes campeonatos nacionais e internacionais disputados pelos dois clubes.

Grupos e estreias dos gaúchos

O primeiro time gaúcho a estrear na competição é o Grêmio que divide o Grupo 10 com as equipes XV de Jaú, Castanhal-PA e Mixto-MT. O primeiro jogo é contra Mixto-MT, dia 03 de janeiro, às 19h30min, em Jaú. O tricolor gaúcho ainda não conquistou nenhum título da Copinha tendo sido vice-campeão duas vezes, incluindo a última edição.

Já o Colorado é pentacampeão da Copinha e foi quem levantou o último caneco em 2020. O time inicia na competição no dia 4, quando vai até Mogi das Cruzes para jogar diante do São Raimundo-RR, no jogo marcado para a às 19h30min. O grupo do Inter é o 25 que tem ainda União Mogi e Portuguesa.

O Juventude está no Grupo 5, junto com Francana, Ponte Preta e Confiança-PB. Também no dia 04 de janeiro o time de Caxias do Sul pega o Confiança, na cidade de Franca, com partida prevista para iniciar às 20 horas. O verdão ainda busca seu primeiro título.

Fonte: Agência Brasil – Edição: Portal ClicR

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS