Por Josevane Duarte – Dirigente Sindical*
Este ano vamos comemorar o nosso 29º Encontro do Dia Internacional da Mulher, de forma virtual nas redes sociais. No momento que estamos vivendo é preciso estarmos em isolamento. Se Deus quiser todos nós estaremos vacinadas (os), podendo estar reunidas (os) novamente.
Nosso assunto em destaque é a AGRICULTURA FAMILIAR, onde as mulheres trabalhadoras rurais estão atuando dignamente na produção de um alimento saudável.
A Agricultura Familiar está em destaque desde o ano de 2019, quando foi lançada a década da Agricultura familiar pela ONU (Organizações das Nações Unidas). Este motivo nos faz repensar os modos de vida com a má nutrição, levando 25% da população do planeta à obesidade e ao sobrepeso, causados principalmente pelo consumo de alimentos com altíssimos teor de conservantes químicos, sódio e açúcar.
A agricultura Familiar tem o poder de mudar esta realidade, pois pode fornecer alimentos de qualidade, nutritivos, trazidos diretamente da propriedade, fresquinhos, sem conservantes, como vegetais, frutas, leite, ovos entre outros, produzidos de forma sustentável, preservando o meio ambiente.
A Agricultura Familiar tem contribuído não só para o setor agrícola, mas para toda a humanidade, sendo assim, te pergunto: VOCE JÁ SE ALIMENTOU HOJE?
Se sim, então agradeça ao agricultor(a).
Agricultor este que enfrenta uma realidade árdua, debaixo de sol ou chuva, calor e frio, as estiagens e as enchentes, e mesmo assim não desiste para poder produzir não apenas seu sustento, mas também 75% do alimento de qualidade que vai para a mesa do brasileiro.
Nossos sentimentos a todos as famílias que perderam seus entes queridos para este vírus que nos assombra.
“Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida. Não desistir da luta. Recomeçar na derrota”.
Esta frase de Cora Coralina define todas as trabalhadoras rurais para as quais fica aqui nossa singela homenagem.
* JOSEVANE DUARTE
Coordenadora da Regional Sindical Camaquã-RS
STR Sentinela do Sul / Fetag-RS