Secretaria da Agricultura reporta tentativas de golpe com ligações telefônicas

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr),  informa à população que não oferece produtos e serviços e nem solicita dados pessoais via telefonema

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) encaminhou, na quarta-feira (15/6), à Secretaria da Segurança Pública (SSP) um ofício relatando uma nova ocorrência de golpes. Ligações telefônicas, com identificação nas chamadas contendo indevidamente o nome da Seapdr, têm sido feitas por criminosos que tentam obter dados dos cidadãos.

Nos últimos meses, inúmeras pessoas vêm relatando à Secretaria que têm recebido os telefonemas indevidos. Em alguns deles, há oferta de serviços a título de empréstimo financeiro e solicitação de dados para fins de atualização cadastral.

Diante disso, o gabinete da Seapdr informa à população que, em nenhum momento, tem oferecido produtos e serviços por meio de ligações telefônicas, tampouco tem solicitado atualização de cadastros via telefonema.

Em 2020 e 2021, a Secretaria da Agricultura já havia reportado a autoridades da Segurança Pública casos de golpes que atingiram produtores rurais, prefeituras e vereadores em diversos municípios do Estado. Criminosos se apresentavam como servidores públicos e utilizavam o nome da Secretaria da Agricultura para a prática de estelionato. Em novembro do ano passado, foram entregues à Segurança Pública uma série de documentos e boletins de ocorrências policiais que davam pormenores sobre a ação dos criminosos.

A Secretaria volta a reforçar que nunca solicita depósitos em dinheiro para pessoas físicas. Os programas e políticas públicas são feitos por meio de convênios e termos de cooperação.

A orientação é para que se, por ventura, algum cidadão for contatado por algum criminoso, que registre boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. Mais informações podem ser obtidas junto ao gabinete da Seapdr, por meio do telefone (51) 3288-6205.

ASCOM: Seapdr

POLÍCIA

Homem é preso por porte ilegal de arma em Cerro Grande do Sul

Um homem foi preso na tarde desta terça-feira (28) em Cerro Grande do Sul. A ação foi realizada pela Polícia Civil durante cumprimento a...

Vigilante é preso por tentativa de homicídio contra pedestre em Tapes

Na última segunda-feira (27), os Policiais Civis de Tapes efetuaram a prisão de um vigilante investigado por tentativa de homicídio. O crime aconteceu na...

Polícia Civil abre inquérito para apurar assalto a taxista em Camaquã

A Polícia Civil de Camaquã instaurou um inquérito para apurar o assalto ocorrido em Camaquã na manhã de ontem (26). Na ocasião, um taxista...