Os últimos sete dias foram caracterizados por chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Na maior parte das áreas choveu aproximadamente 30 milímetros. No Extremo Sul, no entanto, o acumulado foi bem mais baixo.

No fim de semana, o granizo alcançou o município de Herval na manhã do domingo (13). Na madrugada do sábado (12), o fenômeno foi observado em Barra o Quaraí. Na semana passada, o granizo foi observado na Região Central e Planícies Costeiras Interna e Externa.

Ainda há previsão de pancadas de chuva e trovoadas sobre o Rio Grande do Sul até a quarta-feira (16), com potencial para granizo na região central. O acumulado de chuva será baixo, oscilando entre 15mm e 30mm no Centro, Leste e Sul do Estado.

A partir da quinta-feira (17), espera-se tempo seco na maior parte das áreas produtoras, algo que deverá prosseguir por uma semana. A entrada de uma massa de ar frio derruba a temperatura no fim de semana, mas as geadas fracas acontecerão apenas ao longo da fronteira com o Uruguai.

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Chuva irregular sobre a Fronteira Oeste com menos de 10mm em Uruguaiana e até 30mm em São Borja e Alegrete. A precipitação acontecerá entre terça (15) e quarta-feira (16). No sábado (19), a passagem de uma frente fria gera vento de 55km/h e queda de temperatura até os 7°C na madrugada seguinte. Após a chuva de quarta-feira, a Fronteira Oeste passará por um período de pelo menos sete dias com tempo seco.

Campanha

Acumulado em torno dos 25mm com precipitação entre a terça (15) e quarta-feira (16). No fim de semana, o avanço de uma frente fria traz ventos fortes (rajadas de até 60km/h) e queda de temperatura. A mínima chegará aos 3°C no próximo domingo (20). Após a chuva desta quarta-feira, espera-se aproximadamente uma semana de tempo seco.

Central

Precipitação de aproximadamente 35mm nesta semana contando-se com a chuva da madrugada e com um novo evento que acontecerá entre o fim da terça (15) e o decorrer da quarta-feira (16). A temperatura declina aos 8°C na terça-feira, mas a maior queda será vista no próximo domingo (20), com 5°C. Após a chuva desta quarta-feira, espera-se aproximadamente uma semana de tempo seco.

Planície Costeira Interna

Linhas de instabilidade causam chuva entre 20mm e 30mm na Planície Costeira Interna entre o fim da terça (15) e o decorrer da quarta-feira (16). Depois disso, a região passará por uma semana com tempo seco. A temperatura mínima declina aos 8°C nesta terça-feira e aos 7°C no domingo que vem (20) com a presença de duas massas de ar frio.

Planície Costeira Externa

Início de semana com chuva irregular sobre a Planície Costeira com acumulado de 40mm em Porto Alegre, 15mm em Torres e 20mm em Imbé. A precipitação acontecerá entre a terça-feira (15) e quarta-feira (16). Há previsão de ventos fortes na região de Imbé, com rajadas de nordeste com até 65km/h entre a terça e quarta-feira. No sábado (19), a passagem de uma frente fria irá gerar ventos com 55km/h. A temperatura mínima declinará aos 9°C na madrugada de domingo (20). Após a chuva da quarta-feira, boa parte da Planície Costeira Externa passará por uma semana com tempo seco.

Zona Sul

Chuva irregular sobre a Zona Sul com acumulado inferior aos 10mm em Santa Vitória do Palmar, em torno dos 20mm em Jaguarão e na casa dos 30mm em Arroio Grande. Boa parte da precipitação acontecerá entre o fim da terça (15) e o decorrer da quarta-feira (16). Posteriormente, espera-se uma semana com tempo seco. Entre a sexta-feira (18) e o sábado (19), a passagem de uma frente fria gera ventos de 60km/h. Na madrugada do domingo (20), a temperatura declinará para apenas 4°C com potencial para geadas fracas.